cursos
 
CURSO DE ENGENHARIA DE SOLDAGEM - PÓS GRADUAÇÃO

A ABS traz para o Brasil o curso de Engenharia de Soldagem conforme definido pelo IIW - International Institute of Welding como base para o “International Welding Engineer

Assim, estamos oferecendo o que há de mais atual e de maior credibilidade na área de ensino da soldagem a nível internacional.

O primeiro curso será realizado em parceria com a UNITAU - Universidade de Taubaté, que reúne as condições necessárias para oferecer em conjunto com a ABS, um curso de pós-graduação de acordo com a Programação do IIW, promovendo a formação de profissionais no contexto das exigências da economia globalizada em que vivemos.

Este curso será desenvolvido em 5 módulos : MATERIAIS, FABRICAÇÃO, PROCESSOS, PROJETO E PRÁTICA.

MATERIAIS
Programado com 106 horas de carga horária, apresentará os conhecimentos fundamentais sobre os diferentes tipos de ligas, ferrosa e não ferrosa, mais utilizadas em soldagem, os processos de fabricação das mesmas, estrutura e propriedade, transformações microestruturais envolvidas no ciclo térmico de soldagem e técnicas de caracterização metalográfica. O estudo teórico será complementado com aulas práticas de metalografia, as quais permitirão ao aluno ganhar experiência sobre os fenômenos metalúrgicos que ocorrem nas ligas durante a soldagem.

FABRICAÇÃO
Neste módulo com carga horária de 110h, serão abordados temas de grande importância industrial, como o controle e a garantia da qualidade, análise de não conformidades, avaliação de adequação ao uso, reparos em fabricação além de montagem de dispositivos e controle de distorções em soldagem, sendo prevista a avaliação do módulo através de estudos de casos específicos, abrangendo estruturas e equipamentos industriais como caldeiras, tanques de produtos corrosivos, equipamentos de exploração e produção de petróleo, entre outros.

PROCESSOS
Com duração de 100h, serão estudados os principais processos de soldagem e corte de materiais metálicos e não metálicos e ainda outras operações afins, utilizadas na fabricação industrial como deposição de revestimentos e desempenho, utilizando fontes de calor. Além disso será feito também um estudo do arco elétrico de soldagem, das fontes de energia elétrica usadas para soldagem e princípios da eletrotécnica, fundamentais para um bom entendimento e utilização da soldagem a arco. Complementando o estudo teórico, o módulo inclui uma parte prática, na qual os alunos terão contato com os equipamentos e técnicas de operação.

PROJETO
Carga Horária de 64h. O correto dimensionamento de uma junta soldada é fundamental para que um componente ou estrutura possa desempenhar sua função de forma satisfatória. Neste módulo são estudados conceitos de resistência dos materiais, mecânica da fratura e fadiga que permitem entender os fenômenos envolvidos e prever o comportamento das juntas, sob o ponto de vista de resistência às solicitações. São também apresentados métodos de projeto e normas que permitem dimensionar os cordões de solda sujeitos à ação de solicitações estáticas ou dinâmicas, e em condições específicas como componentes submetidos a pressão interna e alta temperatura.

PRÁTICA
Este módulo está dividido em duas partes, I e II, e tem como objetivo relacionar os conhecimentos teóricos abordados em PROCESSOS e EQUIPAMENTOS:

Prática I
Contempla um total de 30h, nesta disciplina será abordado o aspecto prático dos processos de soldagem e corte de materiais, envolvendo tipos de equipamentos, princípios de funcionamento, variáveis do processo.

Prática II
Com carga horária de 32h, se destina a regulagem de fonte de energia e sua influência, preparação de juntas, posição de soldagem, avaliação dos fenômenos decorrentes do processo, estudos de casos práticos envolvendo projeto, processos e materiais.

INSCRIÇÕES ABERTAS - VAGAS LIMITADAS

Preencha o formulário de inscrição e anexe seu curriculum ou dirija-se à secretaria da ABS.

Pré-Requisito

Formação em engenharia, em tecnologia de soldagem ou em áreas afins, sujeito à análise curricular e entrevista*.

Carga Horária

438 horas

Locais

INSTITUTO MAUÁ - São Paulo

UNITAU - Taubaté

UFMG - Belo Horizonte

UNIMEP - Santa Barbara D'Oeste

UFU - Uberlândia

Horário

Sexta - 18:30h as 22:30h
Sabado - 08:00h as 17:00h


ABS
Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 Conjunto 42 - Bairro Itaim Bibi
Cep 04532-060 - São Paulo - SP
Telefones 11/3045-5040 e 3045-7088
E-mail : abs@abs-soldagem.org.br



Arquivos disponíveis:

Ficha_de_Pre_Inscricao


Local: UNITAU Taubaté, UFMG Belo Horizonte, UNIMEP Santa Barbara D'Oeste, UFU Uberlândia e INSTITUTO MAUÀ São Paulo.
Data início: 00/00/0000
Data termíno: 00/00/0000

 
  <- voltar  
DESIGNED BY VILAINFO